-
Arquitetos: Clavel Arquitectos
- Área: 1210 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:David Frutos-Ruiz
1 casa, 4 maneiras de viver nela
A casa de 4-em-1 está localizado em uma zona residencial tranquila, no topo de uma colina arborizada, nos arredores da cidade. Do ponto de vista arquitetônico, é possível distinguir os quatro modos de vida, pelos quais a casa é nomeada, uma vez que são espacialmente e construtivamente qualificadas:
1. A experiência de lazer. O porão, iluminado por pátios e clarabóias, é o cenário para jogos e brincadeiras. A diversão começa na garagem, onde a piscina pode ser vista a partir de uma "janela traseira". O pavimento, feito de concreto estampado manchado, resolve o contato entre a casa e o terreno. Este nível, na forma de uma fissura em ziguezague em toda a trama, abriga o acesso de veículos e a garagem.
2. A experiência de viver. O piso térreo é composto por uma peça de concreto em forma de "C" que se abre para a área privada aberta. Uma cobertura em balanço fornece o espaço intermediário entre o interior e o exterior. Aqui encontramos o espaço para se relacionar, expor e ouvir músicas.
3. A experiência de vida autônoma. Um volume de vidro, embutido no concreto em forma de C, é o terceiro ambiente do projeto. Tem um acesso privado e pode funcionar de forma autônoma. Uma unidade mínima dentro do projeto global.
4. A experiência do hóspede. Em outra peça em forma de "C", desta vez orientada ao leste, para receber os primeiros raios de sol e a vista para a floresta. Parece um hotel privado, que consiste em uma série de dormitórios que podem ser ocupadas de forma livre, de acordo com o número de convidados e um espaço comum ligado ao núcleo de circulação vertical. O volume externo é revestido com azulejos que distorcem sua escala linear.
Um design de interiores completo, considerando todos os detalhes (incluindo a porta de entrada de concreto de 2 toneladas), foi realizado para criar sentimentos únicos em cada ambiente.